R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Análise de Resíduos

Gostou? compartilhe!

Esta análise dispõe sobre a classificação dos resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública para que possam ser gerenciados adequadamente. Os resíduos sólidos e semissólidos são provenientes de origem industrial, comercial, hospitalar, agrícola e doméstica.

Segundo a política nacional dos resíduos sólidos ABNT NBR 10.004:2004, se dividem na seguinte forma:

  • Classe I ou Perigosos: são resíduos que podem trazer risco ao meio ambiente e à saúde de acordo com suas características, tais como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade;
  • Classe II A ou Não inertes: suas propriedades são biodegrabilidade, combustibilidade e solubilidade em água;
  • Classe II B ou Inertes: estes resíduos não são solúveis e nem inflamáveis, portanto, não são perigosos ao meio ambiente.

As formas de tratamento de acordo com a classificação são:

  • Reciclagem: processo de recuperação de materiais que possuem propriedades que permitam que a mesma seja feita, ou seja, transformar materiais usados ou velhos em novos;
  • Compostagem: processo que transforma o lixo orgânico em adubo;
  • Aterro Sanitário: espaço destinado a receber os resíduos sólidos, utilizando métodos que não agridam o meio ambiente.
  • Incineração: processo por destruição térmica dos resíduos sólidos em fornos ou usinas apropriados.

É importantíssimo as empresas, pessoas e órgãos públicos, se preocuparem com o gerenciamento dos resíduos sólidos e utilizarem os métodos se descarte correto.

Preocupada com as questões ambientais, a Terra também oferece este serviço de Classificação e Pré-Classificação de Resíduos Sólidos. Para maiores esclarecimentos, solicite uma proposta diferenciada.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra