R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Análise de Águas Superficiais

Gostou? compartilhe!

Águas de rios, lagoas, riachos e cachoeiras recebem a denominação de águas superficiais. São estas que correm sobre o solo e se movimentam constantemente por várias áreas distintas. A Resolução CONAMA 357 de 17/03/2005 dispõe sobre a classificação destes corpos d água, dá diretrizes, padrões e condições para o seu enquadramento, além de providencias sobre o lançamento de efluentes nos mesmos.

O principal objetivo da análise em águas superficiais é avaliar e identificar se nela há contaminações provenientes do descarte indevido de efluentes e se a mesma contém agentes tóxicos e ácidos, provenientes da exploração humana. Neste caso, é possível tomar providências corretivas para evitar a contaminação dos corpos d água podendo esta ser utilizada para consumo humano após tratamento.

A análise é realizada nos seguintes pontos:

  • Montante: ponto mais alto de um rio. De onde vêm as águas.
  • Jusante: ponto mais baixo de um rio. Para onde se dirigem as águas.

A poluição de águas superficiais poderá causar danos não só à comunidade local, mas às comunidades que receberão o corpo d água, de cidade em cidade.

A Terra possui equipamentos e profissionais adequados para realizar suas análises de águas superficiais e é reconhecida pela Rede Metrológica de Minas Gerais na ISO/IEC 17.025:2017, a qual atende todas as normas-padrão. Solicite uma proposta diferenciada.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra