R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401 ... ver mais 37 3242 ... ver mais Laboratório: 37 3242 ... ver mais Consultoria/Engenharia:

Como o agronegócio pode ser conciliado com a preservação do meio ambiente?

Gostou? compartilhe!

Como o agronegócio pode ser conciliado com a preservação do meio ambiente?

 

O Brasil é considerado o “celeiro do mundo” devido ao importante papel de exportar atualmente alimentos para quase 1 bilhão de pessoas em todos os continentes, apenas utilizando 7% de seu território para a lavoura. Hoje, o país é o 3º maior produtor agrícola do planeta, mas a expectativa até 2024, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), é que o Brasil se torne o maior exportador destes produtos, ultrapassando Estados Unidos e União Europeia.

Sobre o PIB – Produto Interno Bruno, o agronegócio bateu o recorde ao representar 27,4% de tudo que é produzido no Brasil em 2021. O crescimento em comparação com 2020 foi de 8,36%, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP), em parceria com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).

Com o crescimento e a grande participação deste setor, questionamentos de como o agronegócio prejudica o meio ambiente aparecem entre as pessoas que se preocupam verdadeiramente com esta questão.

Afinal de contas, o agronegócio é inimigo do meio ambiente? Quais as soluções para os impactos ambientais da agropecuária

 

Impactos ambientais causados pela agropecuária

Para a implantação da agricultura e da pecuária, é comum o desmatamento de regiões silvestres. Além disso, ao retirar a vegetação nativa, outros problemas ambientais causados pela atividade agropecuária têm um potencial devastador na região, as quais podemos citar:

 

  • Limitação da biodiversidade: com o desmatamento e o uso de produtos químicos, a biodiversidade é afetada pela agricultura e pecuária na região adjacente. Com a fuga e morte dos animais, o desequilíbrio ambiental acontece e toda a vida na região é afetada.

 

  • Erosões: as queimadas, irrigação e manejo incorreto do solo podem causar erosões, pois, toda a vegetação ali presente é removida parcialmente ou integralmente. Segundo a FAO, metade das áreas de agricultura no mundo estão degradadas. Esta é um dos principais impactos da agricultura ao meio ambiente.

 

  • Contaminação do solo: Com o uso de produtos perigosos, desmatamento, perda da biodiversidade e erosões, é certo que a poluição e contaminação do solo aconteçam. O uso de defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, biocidas, agroquímicos, produtos fitofarmacêuticos ou produtos fitossanitários, bem como o descarte incorreto de resíduos líquidos e sólidos, pode alterar os fatores biológicos, físicos e químicos do terreno.

 

  • Poluição das águas: Assim, como acontece com os solos, os recursos hídricos também são acometidos diretamente. Mas, não é apenas com a contaminação e poluição de águas subterrâneas e superficiais. O uso indiscriminado da água para irrigação, por animais e pela produção, tem efeito sobre o meio ambiente e sociedade, uma vez que o consumo deste setor é altíssimo e regiões com alto índice de períodos com escassez de chuvas, podem sentir mais as consequências. Segundo a FAO, no Brasil cerca de 72% do consumo de água vem do agronegócio.

 

  • Emissão de gases do efeito estufa: Outro fator de suma importância sobre o meio ambiente são os gases emitidos pela atividade agropecuária. Um estudo divulgado em outubro de 2021 no Brasil pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), uma iniciativa do Observatório do Clima, mostrou que atividade rural foi responsável por 73% da emissão de gases estufa no país.

 

Como diminuir os impactos ambientais causados pelo agronegócio

O agronegócio e o meio ambiente devem andar juntos, visto porque dependemos de ambos para sobrevivermos e nos desenvolvermos. Mas, se são tão importantes, então como diminuir os impactos ambientais causados pelo crescimento do agronegócio sem afetar os resultados na economia, uma vez que é um dos setores mais importantes do Brasil?

Assim como a atividade minerária é destaque em nosso país, os problemas ambientais também causados por esta esfera já possuem soluções inovadoras no mercado e que são capazes de compensar, abreviar ou impossibilitar estes danos.

Conheça algumas soluções para alinharmos o agronegócio à preservação ambiental.

 

O primeiro passo para um agronegócio sustentável é a gestão ambiental rural. É através dela que são identificadas as necessidades, tais como os licenciamentos e condicionantes ambientais, CAR – Cadastro Ambiental Rural, análises laboratoriais para acompanhamento de possíveis impactos à natureza, melhoria nos processos, adequações preventivas e corretivas, marketing verde e demais atividades ligadas ao meio ambiente.

 

A tecnologia nem sempre é inimiga do meio ambiente. O uso de materiais biodegradáveis, satélites e drones para monitoramentos, adoção de biocombustíveis, carros elétricos, energia solar e eólica, são capazes de auxiliar na proteção ambiental, redução de custos e maximização dos lucros.

 

Tal qual o setor industrial, o ramo do agronegócio é capaz de gerar rejeitos nocivos à natureza. Os ditos resíduos rurais, se transportados e descartados irregularmente, podem poluir o solo e os corpos d’água com matérias-primas, agroquímicos e chorume, além de emitirem excessivamente gases poluentes na atmosfera. A gestão de resíduos sólidos na atividade rural coloca em prática ferramentas capazes de classificar estes poluentes e planejar ações para mitigar os impactos ambientais, como a utilização da reciclagem de materiais, reaproveitamento, logística reversa junto aos fornecedores.

 

  • Irrigação

O desperdício de água na irrigação causa redução na produção devido ao estresse hídrico, crescimento de custos desnecessários e falta de água à comunidade local. Adotar sistemas de irrigação como de gotejamento, microaspersão e fertirrigação auxiliam na resolução deste grave problema em todo lugar, que é a falta d’água.

 

  • Maquinário

O emprego de máquinas e equipamentos fixos ou móveis no agronegócio é necessário. Mas, estes recursos podem ser prejudiciais ao meio ambiente, principalmente, se fazem uso de combustíveis fósseis para seus funcionamentos.

A carência de uma avaliação de fumaça em motores a diesel, por exemplo, acarreta em uma emissão descontrolada de materiais particulados e gases capazes de contribuir para o efeito estufa. E não para por aí. A fumaça preta que é eliminada pode significar um gasto excessivo de combustível, devido à falta de manutenção.

 

Invista em um agronegócio sustentável em parceria com a Terra. Nossa equipe está preparada para ajudar seu empreendimento em ações sustentáveis, documentação, treinamentos, laudos e análises ambientais. Entre em contato conosco pelos telefones ou e-mails abaixo:

 

Laboratório: (37) 3242-2314  |  9 8401-2935  |  comercial@terraanalises.com

Consultoria: (37) 3242-1146  |  9 9845-0439  |  consultoria@terraconsultoria.com



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Terra www.terraanalises.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×