R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Como funciona um laboratório de análises ambientais

Gostou? compartilhe!

Como funciona um laboratório de análises ambientais

Cuidar do meio ambiente é uma tarefa muito mais complexa do que apenas evitarmos jogar lixo no chão, poluirmos os rios e lagos ou cortarmos árvores.

Em razão desta complexidade, existem profissionais que estudam, monitoram, avaliam e elaboram projetos que visam gerenciar e mitigar eventuais impactos ambientais, que são os Gestores, Analistas ou Consultores Ambientais.

Estes profissionais do meio ambiente, em muitas partes do processo de seus trabalhos, necessitam de um laboratório ambiental para realização de amostragem e análises ambientais, sejam elas nas diversas matrizes como água, efluente, solo, ar, ruídos ambientais para o cumprimento de exigências feitas pelos órgãos ambientais, municipais, estaduais ou federais.

Os Consultores seguem as Leis Ambientais Brasileiras, que são rígidas e solicitam as análises ao laboratório parceiro de acordo com a obrigatoriedade de cada empreendimento.

Não apenas empresas e pessoas físicas contratam serviços laboratoriais ambientais para evitarem danos ao meio ambiente ou para uso correto de elementos provenientes da natureza. Órgãos públicos municipais, estaduais e federais também necessitam, seja para suas próprias atividades locais, seja para elaboração de laudos periciais ambientais, quando necessário.

Você entenderá agora, como é o processo de funcionamento e como é montado um Laboratório de Análises Ambientais físico-químicos e microbiológico.

Solicitação de Proposta Comercial

A primeira fase para o desenvolvimento da medição ambiental é a criação do orçamento de acordo com a demanda do empreendedor.

Para isto, o parceiro, cliente ou órgão devem enviar as seguintes informações:

  • Local (is) onde será (ão) realizada(s) a(s) coleta(s) de amostras;
  • Descrição do(s) serviço(s);
  • Análises necessárias e de acordo com as normas vigentes.

Após a aprovação do orçamento e envio formal do termo de aceite pelo solicitante, é agendado o(s) dia(s) e hora(s) para realização da(s) amostragens.

 

 

Coleta e transporte dos materiais amostrados

 Nesta fase, é elaborado o Plano de Amostragem e preparado o material necessário para a coleta, realizado posteriormente por um amostrador ou pelo próprio Consultor Ambiental, cliente ou órgão, de acordo com procedimentos padrões regidos por normas da ABNT (Agência Brasileira de Normas Técnicas) e Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater.

Conforme exigido na Norma ABNT ISSO 17025: 2017, a análise de alguns parâmetros precisam ser avaliados em campo, pois suas características iniciais podem alterar após a coleta das amostas, por esse motivo precisam ser mensuradas in loco, para preservar suas características iniciais, tais como: pH, condutividade, temperatura, oxigênio dissolvido, potencial redox, cloro total e residual livre, dentre outras conforme necessidade e norma específica.

Leia mais sobre >as etapas da análise de amostras ambientais: amostragem, coleta, conservação e processamento de amostras.

Chegada dos materiais coletados no laboratório

No laboratório, todo material coletado é conferido minuciosamente. Informações como: temperatura, volume da amostra e condições físicas do frasco são imprescindíveis para se dar o prosseguimento as análises. Posteriormente as amostras são acondicionadas em refrigeradores específicos ou encaminhadas diretamente para análise.

O que faz um laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas?

Após o recebimento das amostras, inicia-se o processo de análise através de um rigoroso controle de qualidade, que serão comparados aos limites permitidos nas legislações vigentes, conforme solicitado pelo cliente.

Existem diversos procedimentos e normas nacionais e internacionais referentes aos tipos de análises, assegurando que os resultados sejam expressos de forma exata.

Os métodos de análises podem se dividir em:

  • Físicos: medições das propriedades de uma amostra, diferentemente das concentrações de componentes químicos ou biológicos;
  • Químicos: medição da quantidade dos componentes desejados através de técnicas clássicas através dos métodos exigidos para cada tipo de ensaio com o auxílio de sofisticados equipamentos de medição e ensaios ;
  • Microbiológicos: são utilizados para monitoramento e pesquisa de ambientes, resíduos e águas potáveis e não potáveis.

Emissão do laudo ambiental

A emissão do Laudo das Análises Ambientais é o produto final de todo o processo descrito anteriormente e 100% confidencial.

Após a etapa de análises, os técnicos incluem os resultados das análises dos parâmetros em um sistema desenvolvido para laboratórios ambientais e após uma minuciosa conferência, os mesmos são liberados.

No Laboratório Terra, por exemplo, todos os laudos são assinados e criptografados com chave de validação e encaminhados posteriormente via e-mail ao requisitante. Para garantir a segurança das informações e comprovação da veracidade das informações contidas no laudo, o cliente, gestor ou órgão competente em uma possível fiscalização, poderão autenticá-los através de uma chave de acesso na aba Área do Cliente pelo site terraanalises.com.

Antes de contratar serviços de análises ambientais, é preciso conferir se o laboratório é acreditado pelo Inmetro ou reconhecido pela Rede Metrológica de Minas Gerais nos parâmetros e serviços ofertados. A Terra é certificada pela ISO/IEC 17025:2005 através da RMMG.

Por Rangel Gomes



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra