R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Certificações ambientais: como obter

Gostou? compartilhe!

Certificações ambientais: como obter

Recentemente, viralizou nas redes sociais, o curta-metragem de uma campanha criada pela Humane Society Internacional, intitulada “Salve o Ralph”. O personagem é um coelho que mostra de forma inteligente e emocionante a crueldade dos testes em animais realizados por algumas empresas de cosméticos no mundo.

Além da preocupação dos testes em animais, acende-se a ideia de como e quais empresas estão fazendo as suas partes para se adequarem às questões socioambientais. O importante é, ter lucratividade, gerar empregos, sem causar impactos negativos ao meio ambiente.

O que é certificação socioambiental?

Idealizadas por organizações nacionais ou internacionais independentes, os selos de certificação ambiental servem para que empresas, principalmente, as ligadas ao setor industrial, agronômico e construção civil, sejam auditadas de forma transparente em seus processos e produtos.

Durante a validação, os órgãos responsáveis ou empresas que as representam em cada país, certificam todo processo, que podem ser desde o licenciamento ambiental, aquisição de insumos de fornecedores sustentáveis, métodos internos que economizam energia e água, reciclagem e reutilização de materiais, proteção de recursos naturais e animais, campanhas ambientais, logística eficiente, recuperação de áreas degradadas, entre outras.

Qual a importância da certificação ambiental para as empresas?

A função das certificações e selos para as empresas é reconhecer e divulgar aos consumidores do mundo todo de forma patronizada, as companhias com as melhores práticas que garantem a proteção do meio ambiente e aspectos sociais.

Ter ao menos uma certificação verde, transmite aos clientes, sócios, parceiros e sociedade no geral, ou seja, aos stakeholders – indivíduos e órgãos interessadas e organizações impactadas pelas ações de sua empresa -, uma preocupação contínua em tornar a organização retorno financeiro e, ao mesmo tempo, ambientalmente sustentável.

 

Quais os tipos de certificações ambientais?

Existem vários tipos selos de sustentabilidade. Cada um representa adequadamente o setor ou objetivo negócio. Conheça os selos e as certificações ambientais mais comuns no Brasil e no mundo:

Um dos maiores e mais comentados exemplos de selos verdes da atualidade é o Cruelty Free, ou em tradução simples “Livre de Crueldade”. Fabricantes farmacêuticas, de cosméticos, higiene pessoal e produtos de limpeza de todo planeta, sempre utilizaram a vida animal em testes para identificar possíveis reações adversas à humanos nestes tipos de produtos. Acontece que, estes testes realizados em laboratório causam consequências graves aos animais, resultando em sofrimento e até o sacrifício.

Este movimento criado pela PETA – People for the Ethical Treatment of Animals, maior organização de proteção animal do mundo, visa identificar indústrias e produtos que não utilizam animais em experimentos, diretamente e indiretamente, internamente ou externamente durante o processo por empresas parceiras. Devido a tecnologia avançada atual, é possível comprovar a eficácia dos produtos de forma alternativa.

A Certificação Ambiental ISO 14001 especifica os requisitos para aplicação do Sistema de Gestão Ambiental em negócios de pequeno, médio e grande portes em todos os setores econômicos.

O objetivo é de implementar e gerenciar ações sustentáveis padronizadas como a proteção do meio ambiente, redução dos impactos ambientais, aumentar o envolvimento dos colaboradores nestas questões, induzir os fornecedores e parceiros a seguires as práticas ambientais, e, consequentemente, ser a preferência dos consumidores e melhorar reputação da empresa frente à sociedade. Dependendo do segmento atendimento, a ISO 14001 já é obrigatória para cumprimento de exigências regulamentares e contratuais.

O Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal é um dos selos de certificação ambiental mais conhecidos, por ser estampado em vários produtos de origem florestal.

De acordo com a definição do FSC, o manejo florestal responsável é aquele que segue os seguintes princípios:

  • Obediência às Leis, Tratados, Convenções e Acordos ratificados pelo país e princípios do FSC;
  • Respeito aos Direitos dos Trabalhadores e seu bem-estar social e econômico;
  • Respeito aos Direitos dos Povos Indígenas e Tradicionais;
  • Relações com a Comunidade que contribuam para manter ou aumentar o bem-estar social e econômico local;
  • Uso múltiplo dos produtos e serviços da floresta, aliando sustentabilidade econômica com benefícios ambientais e sociais;
  • Cuidar dos Valores da floresta e Minimizar os Impactos Ambientais;
  • Plano de Manejo consistente com as políticas e objetivos da organização, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco;
  • Monitoramento e Avaliação do plano de manejo e de seus impactos feito de forma participativa, e proporcional à escala, à intensidade e ao risco das atividades;
  • Manter e/ou melhorar as áreas de Alto Valor de Conservação na Unidade de Manejo;
  • Implementação das Atividades de Gestão de acordo com as políticas econômicas, ambientais e sociais e dos presentes Princípios e Critérios.

O selo sustentável destinado a produtos agrícolas e pecuários tem como o Brasil o seu principal mercado, devido à importância que o país representa neste setor.

O intuito de um empreendimento possuir este certificado é demonstrar padrões sustentáveis no desenvolvimento dos produtos, que vão desde redução da poluição das águas, menos erosão do solo, restrição do uso de produtos agroquímicos prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente, melhoria nas condições de trabalho dos profissionais agrícolas e proteção da vida selvagem.

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica é uma certificação de produto sustentável instituída pelo Ministério de Minas e Energia e da Indústria e Comércio do Brasil, desde 1985.

O Selo Procel de Economia de Energia foi instituído por meio de Decreto Presidencial em 1993 e orienta consumidores quanto à eficiência energética dentro de cada categoria. O selo induz os clientes à optarem por produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos com melhor economia de energia e consequentemente impactos ambientais.

Além de equipamentos, a Procel atua em outras áreas como edificações, iluminação pública, indústria e comércio e disseminação de conteúdo ligados à economia de energia.

O GBC é um movimento global, presente em 80 países e trabalha para tornar mais sustentáveis a construção civil. As certificações ambientais na construção civil que a Green Building Council disponibiliza no Brasil, segundo a própria organização são:

LEED – Aplicável a praticamente todos os tipos de projetos de edifícios, comunidades e cidades, o LEED fornece uma estrutura para criar edifícios sustentáveis, saudáveis, altamente eficientes e econômicos. A certificação LEED é um símbolo globalmente reconhecido de conquista de sustentabilidade.

GBC Brasil Casa – Aplicável a novas construções de unidades unifamiliares, o GBC Casa avalia as fases de projeto e obra reconhecendo residências mais eficientes e confortáveis, que promovem redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida da edificação e conforto, saúde e bem-estar para os ocupantes.

GBC Brasil Condomínio – Aplicável a novas construções de condomínios multifamiliares, o GBC Condomínio avalia as fases de projeto e obra reconhecendo residências mais eficientes e confortáveis, que promovem redução dos custos operacionais ao longo do ciclo de vida da edificação e conforto, saúde e bem-estar para os ocupantes.

GBC Life – Guia referencial para projetos de interiores residenciais com foco em conforto, saúde e bem-estar.

GBC Brasil Zero Energy – A certificação GBC Brasil Zero Energy é uma ferramenta extremamente prática e eficiente para o desenvolvimento de construções, reformas ou operação, visando o equilíbrio entre o consumo e geração de energia por fontes renováveis nestas edificações.

Surgido na década de 1990, a certificação ambiental de edificações BREEAM – Building Research Establishment Environmental Assessment Method, é considerada uma das mais importantes, principalmente, na Europa.

Por ter um nível de exigência muito alto e pelo fato de ter aterrissado em solo brasileiro em 2011, o selo de construção civil verde caminhada para o crescimento.

Por ser uma certificação criada junto a pesquisas da organização e universidades, aliado com adaptações locais, o BREEAM é uma excelente forma de desenvolvimento sustentável.

  • Empresa Amiga do Meio Ambiente

A Terra Consultoria e Análises Ambientais, laboratório reconhecido na ISO/IEC 17025:2017 pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) e assessoria técnica ambiental, também disponibiliza como diferencial para seus clientes, o simbólico Certificado “Empresa Amiga do Meio Ambiente”.

Este certificado ambiental para profissionais e empresas, cedido a partir do mês de janeiro de cada ano, reconhece as práticas sustentáveis e cumprimento de deveres ambientais de parceiros com contrato vigente com a Terra durante todo o ano anterior, a qual fizeram as suas partes em prol do meio ambiente.

Para receberem o certificado de sustentabilidade, os clientes da Terra devem manter suas declarações entregues aos órgãos ambientais municipais, estaduais e federais em dia, bem como realizar todas as suas análises ambientais de acordo com as condicionantes necessárias do tipo de empreendimento.

Se a sua empresa ainda não recebe o Certificado Empresa Amiga do Meio Ambiente, entre em contato com os profissionais da Terra para orçar suas análises e assessoria ambiental.

Agora que você já conhece as principais certificações ambientais e selos verdes no Brasil e no mundo, além das vantagens da aplicação de um sistema de certificação ambiental, junte a sua equipe e discuta quais das opções se encaixam no seu empreendimento, adeque o seu negócio e divulgue para todos seus clientes, colaboradores e sociedade, que a sua empresa lucra com sustentabilidade socioambiental.

Sabia mais entrando em contato conosco:

Consultoria Ambiental: (37) 3242-1146 | 9 9113-0295 | 9 9845-0439 (WhatsApp)

Laboratório Ambiental: (37) 3242-2314 | 9 8401-2935 (WhatsApp)

Por Rangel Gomes

>Pesquisa comprova: Consumidores preferem empresas sustentáveis

>Marketing Verde: dicas de brindes ecológicos para fortalecer sua marca

>Importância da Consultoria Ambiental para seu negócio e para sociedade

>Benefícios que sua empresa tem em cuidar do meio ambiente

>As melhores atividades para o mês do meio ambiente em empresas e em casa



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra