R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Livros de meio ambiente e sustentabilidade para os amantes da natureza

Gostou? compartilhe!

Livros de meio ambiente e sustentabilidade para os amantes da natureza

Continuando nossas sugestões de atividades para passar o tempo e aprender mais sobre questões socioambientais em casa, apresentamos neste artigo, dicas de livros de autores internacionais e brasileiros que falam sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Todas as opções estão disponíveis em versão portuguesa e em sites como na Amazon, Estante Virtual, Saraiva e em outras lojas virtuais para comprar sem sair de casa.

Sustentabilidade Planetária, onde eu entro nisso?, de Fabio Feldmann

O livro “Sustentabilidade planetária, onde eu entro nisso?” apresenta de forma instigante a sustentabilidade planetária, assunto que aos poucos vem se incorporando ao cotidiano da nossa sociedade, no Brasil e no mundo. Com argumentos científicos e dados atualizados, Fabio Feldmann delineia um panorama acurado dos desafios ambientais e sociais que o planeta – planeta igual a todos nós – necessita enfrentar para continuar desenhando o seu futuro. Mas não são somente palavras. Além das reflexões, o livro oferece um conjunto amplo de ilustrações, gráficos e fotografias que buscam envolver e informar o leitor. Sustentabilidade planetária, onde eu entro nisso? é um convite que mistura os saberes do autor, design, ciência e fotografia. E carrega em si uma proposta: provocar, inspirar, conscientizar e transformar.

 

50 grandes ambientalistas – de Buda a Chico Mendes, de Joy Palmer

50 grandes ambientalistas – De Buda a Chico Mendes traz à tona a relação entre a evolução humana e degradação do meio ambiente. Apresenta, em textos claros e objetivos, idéias e doutrinas de cinqüenta personalidades estimulantes – de todas as partes do mundo, da Antiguidade até nossos dias – que tiveram indiscutível influência sobre a ação e o pensamento ambientalistas. Livro indicado para estudantes e professores de geografia, filosofia, biologia, educação ambiental e a todos os interessados na natureza.

 

Uma trajetória ambientalista: diário de Paulo Nogueira-Neto, de Paulo Nogueira-Neto

A obra tem como base os diários do famoso ambientalista que registrou, em cerca de 120 cadernos, suas viagens, reuniões, encontros com personalidades e outros fatos de sua longa e produtiva carreira. Primeiro Secretário Nacional do Meio Ambiente, cargo que ocupou de 1974 a 1986, a obra nos brinda com impressões pessoais e depoimentos sobre o que aconteceu de mais relevante no Brasil e no mundo na área ambiental nas últimas quatro décadas. Além do tom autobiográfico, inclui observações precisas sobre fatos históricos, leis, bastidores do Governo, tratados e conferências internacionais, permitindo ao leitor acompanhar o que ocorreu de mais importante nas últimas décadas na luta pela preservação da natureza. O livro revela também sua faceta como professor e homem das ciências, na condição de um dos maiores especialistas no comportamento das abelhas indígenas sem ferrão (Meliponinae). Outra contribuição importante se deu no campo do direito ambiental, uma vez que ele foi o mentor da lei da Política Nacional de Meio Ambiente. Imagens de arquivo e atuais ilustram a trajetória profissional deste grande ambientalista que tem agora suas memoráveis impressões reunidas numa publicação de rara abrangência. O livro foi coordenado pela Dra. Flavia Frangetto, especialista em Direito Ambiental.

 

Mobilidade urbana e meio ambiente, de Eduardo Alcântara de Vasconcellos

Esse livro busca apresentar as questões que envolvem a mobilidade urbana – como funcionam as cidades, como as pessoas organizam seus deslocamentos e que recursos são consumidos na mobilidade. O autor também aponta sugestões de medidas que podem ser adotadas para melhorar as condições do trânsito, do transporte público e também para a redução dos impactos do trânsito no meio ambiente.

 

 

A ferro e fogo, de Warren Dean

Um dos primeiros atos dos portugueses que chegaram ao Brasil em 1500 foi abater uma árvore para montar a cruz da primeira missa. Nesse gesto premonitório fez-se a primeira vítima da ocupação europeia da Mata Atlântica, que cobria boa parte do território brasileiro. Nos cinco séculos que se seguiram, cada novo ciclo econômico de desenvolvimento do país significou mais um passo na destruição de uma floresta de um milhão de quilômetros quadrados, hoje reduzida a vestígios. É esse desdobramento trágico de uma lógica sempre apresentada como inexorável pelos defensores da civilização que Warren Dean conta neste livro pioneiro de história ambiental, trazendo uma visão nova e polêmica da História do Brasil. 

 

O menino do dedo verde, de Maurice Druon

Era uma vez Tistu… Um menino diferente de todo mundo. Com uma vidinha inteiramente sua, o pequeno de olhos azuis e cabelos loiros deixava impressões digitais que suscitavam o reverdecimento e a alegria. As proezas de seu dedo verde eram originais e um segredo entre ele e o velho jardineiro, Bigode, para quem seu polegar era invisível e seu talento, oculto, um dom do céu. Até o final surpreendente e singelo. “O Menino do Dedo Verde”, de Maurice Druon, tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.

 

 

Ensinando a criança a amar a natureza, de Vania Dohme e Walter Dohme

Para aqueles que possuem a mágica missão da mudança: pais, professores, educadores de Organizações Sociais, chefes escoteiros, líderes religiosos, educadores voluntários… e para você, que também acredita que vale a pena. As experiências que nasceram de uma formação no movimento escoteiro deram origem a um método pioneiro em que o engajamento na preservação do meio ambiente é antes uma experiência instigante de desafio, prazer, alegria e trabalho com o que as crianças mais gostam de fazer: brincar e usar a fantasia. Este é um livro indicado para pais, professores, educadores de Organizações Sociais, chefes escoteiros, líderes religiosos, educadores voluntários.

Fontes: Estante Virtual e Plurale

Quer se inteirar mais sobre assuntos relacionados a sustentabilidade e meio ambiente? Recomendamos a leitura dos artigos abaixo:

>As melhores revistas sobre meio ambiente – online e impressas
>Filmes e documentários sobre meio ambiente indicados para você assistir
>Dicas de canais no Youtube sobre meio ambiente e sustentabilidade
>Sites e blogs de meio ambiente que você deve acompanhar
>Aplicativos sobre meio ambiente e economia sustentável

A Terra Consultoria e Análises Ambientais possui uma equipe pronta para atender suas demandas para cumprimento de condicionantes, com uma equipe de gestores ambientais e um laboratório de águas, efluentes, resíduos, solo, ruídos ambientais e ar em ambientes climatizados. Faça um orçamento, sem compromisso, por este link.

Por Rangel Gomes

Imagem: Adobe Stock



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra