R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Atividades sustentáveis com crianças na escola e em casa

Gostou? compartilhe!

Atividades sustentáveis com crianças na escola e em casa

O futuro do planeta depende de ações no presente e um planejamento de curto, médio e longo prazo. O desempenho positivo só é possível graças à ação individual e outras do poder público e iniciativa privada.

No campo da iniciativa privada, estimular os colaboradores a praticarem a >reciclagem em casa e no trabalho, >palestras sobre meio ambiente, aplicação da >logística reversa e patrocínio de eventos socioambientais são alguns exemplos.

No âmbito pessoal, a separação do lixo orgânico e seco, preferência para produtos com menos agrotóxicos, instalação de >painéis fotovoltaicos ou aquecedor solar e utilização de >materiais ecológicos na construção civil, são opções sustentáveis para fazer parte do dia a dia.

Na questão pública, o aperto das autoridades na legislação ambiental e maior fiscalização devem ser melhorados significativamente, para garantir o desenvolvimento aliado à preocupação ambiental.

Tudo isso que explanamos são ações momentâneas práticas que temos em nossas mãos. Para isso, temos que desenvolver ações com as crianças e adolescentes, a qual irão colher os frutos que estamos plantando atualmente. O propósito da inserção de um projeto de desenvolvimento sustentável na escola depende da ligação de forças entre os três elementos citados anteriormente: sociedade civil, empresas e governo.

Com base nesta responsabilidade, separamos várias ideias de projetos sustentáveis na escola e em casa para todas as idades das crianças. Temos certeza que elas irão adorar e fará com que ajude a formar cidadãos sérios.

Atividades de meio ambiente para educação infantil nas escolas

A escola é um local muito interessante para as crianças aprenderem a importância das questões socioambientais, uma vez que esta última palavra em destaque significa, segundo o dicionário Priberam, “relativo aos elementos ou problemas sociais em sua relação com os elementos ou problemas ambientais.” e a convivência com outras crianças permite uma disseminação mais eficaz e coletiva. Veja alguns exemplos de como incluir o meio ambiente no plano de aula em sua escola.

  • Palestras ambientais

É uma opção comumente utilizada na educação ambiental para crianças da educação infantil. De forma dinâmica, rápida e com a utilização de desenhos, imagens e vídeos, as crianças tendem a prestar mais atenção e a forma de comunicar, deve ser de acordo com a faixa etária, assim, a absorção da informação trará maiores resultados.

  • Plantio de árvores

Crianças adoram botar a mão na massa e o plantio de mudas de árvores é a maior diversão. Além de brincarem, vão aprender a plantar em locais corretos, ajudar a recuperar áreas degradadas e se possível, até cuidarem da planta durante o crescimento. A prática é a melhor forma de aprender.

  • Experimentos

Umas das características de crianças é a curiosidade aguçada. Alguns experimentos práticos podem ser feitos em sala de aula ou em áreas externas, a fim de demonstrar como a natureza é perfeita. A internet está repleta de sugestões.

  • Reciclagem

Abordar a reciclagem é muito interessante e o impacto é refletido em curto prazo, uma vez que os pequenos tendem a levar as ideias para casa e pedir os pais para aplicarem. Todos nós temos materiais em nossas residências que podem ser transformados em brinquedos, decoração, outros usos, produtos artesanais, etc. A criatividade não tem limites para elas e contribui muito para um futuro melhor.

  • Dia da água

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Nesta data, podem ser realizadas ações como painéis educativos, dicas de economia e reutilização da água, fiscalização na escola e em casa com o intuito de chamar atenção dos adultos, inserção de música, teatro, etc.

  • Perguntas, respostas e jogos

Dinâmicas, jogos interativos, poemas, textos, provas, escritas, maquetes, são maneiras de fixar a sustentabilidade ambiental na mente dos mais jovens, de um jeito que elas possam aproveitar o tempo aprendendo assuntos importantes.

  • Desenhos

Desenhos para colorir, colagens e historinhas podem fazer parte do ensino, principalmente, até os 6 anos de idade. Você pode baixá-los pelo Google e Youtube. Material não falta hoje em dia.

  • Dever de casa

Levar tudo que foi aprendido para casa auxilia o pequeno cidadão a fazer a sua parte. É importante estimular os pais a interagir e compartilhar em suas redes sociais.

Atividades para crianças em casa

Em casa também é um lugar de aprendizado, mas desta vez, ensinado pelos pais. O bom exemplo é a melhor maneira de ensinar, agregado com atividades e rotinas de aprendizado para que a criança leve isso para o resto da vida. A educação é a melhor herança e a educação socioambiental a melhor maneira de deixar um rastro ecológico e de empatia com o outro pelo mundo.

  • Separação do lixo seco e molhado

O exemplo vem de casa e várias cidades possuem a coleta seletiva. Mesmo que não tenha ainda, é importante os pais ensinarem em casa como fazer a separação correta do lixo e em jogar o lixo que produzir na rua dentro de lixeiras, preferencialmente específicas para cada tipo de material.

  • Reaproveitamento de materiais

Doação de roupas que não usa mais, reuso de embalagens, caixa de papelão e sacolas plásticas, jornais, compostagem doméstica de sobras de alimentos. Alternativas não faltam.

  • Uso correto da água

Água é escassa e devemos utilizá-la com economia. Ensinar a criança a se habituar a tomar banhos rápidos, fechar a torneira ao escovar os dentes, fechar a mangueira para não desperdiçar, devem estar inerente no dia a dia da criança.

  • Economia de energia elétrica

Todos nós sabemos que a energia elétrica está muito cara. A energia solar no Brasil começou agora a ganhar escala e, por isso, precisamos economizar. Ensinar o filho a apagar as luzes quando sair do local, tirar os aparelhos da tomada quando não utilizar, ficar menos tempo no chuveiro e abrir a geladeira o mínimo possível.

 

A tecnologia está presente na vida das crianças mais cedo que antigamente. A mesma pode ser uma poderosíssima ferramenta de ensino. Plataformas móveis e sites educativos são fáceis de acessar, seguros e até gratuitos.

  • Desenhos animados

Alguns sites e apps possuem desenhos animados educativos para influenciar as crianças a cuidar do meio ambiente para a garantia de seus futuros. Alguns belos exemplos é a Turma da Mônica, Peixonauta, Mundo Bita e Turma do Folclore.

  • Brincadeiras e atividades físicas em parques e locais com muito verde

Em tempos de tecnologia, a diversão com outras crianças e atividades físicas como correr, esconde-esconde, bicicleta, ou até uma simples caminhada, piquenique, ida a um zoológico, são ideias para oferecer um contato maior delas com o meio ambiente.

Além do bem estar físico, a criança é estimulada a aprender, explorar, intensificam os vínculos sociais, melhora a concentração, e por aí vai…

Gostou das nossas dicas de atividades para trabalhar sustentabilidade na escola que você leciona ou pretende aplicá-la com seus filhos até mesmo em casa? Também temos vários conteúdos sobre meio ambiente para você se informar e compartilhar em suas redes sociais. Entre em nossa aba Blog e boa leitura.

Tem uma empresa? Nossa equipe está à disposição para implantar o conceito de meio ambiente na semana no SIPAT. Saiba mais entrando em contato com nosso time pelo (37) 3242-1146.

Por Rangel Gomes



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra