O que a pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) tem a ver com o meio ambiente? Tudo.
Vivemos uma situação que impactou significativamente a sociedade e a economia, mas que a sua origem e de várias outras doenças se dão pela degradação ambiental, principalmente o desmatamento. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, 31% dos 12.012 surtos entre 1980 e 2013, estão ligados à ambientes devastados.
Viver em zona urbana tem suas vantagens, mas o que devemos repensar são nas formas de crescer, de evoluir, sem invadir o meio ambiente ou pelo menos sem impactar tanto a fauna e flora. Sem planejamento urbano, a comunidade se instala naquele local e invade o meio ambiente, derrubando árvores, espalhando lixos, sujando rios e lagos, acabando o habitat de vários animais silvestres e passando a ter contato com agentes infecciosos.
No caso da China, por exemplo, a grande aglomeração de pessoas e a escassez de alimentos obrigaram os habitantes a procurarem novas alternativas para sobreviverem. Não apenas na China acontece este contato com animais selvagens.O hábito de comer carnes cruas e tráfego ilegal de animais selvagens, que acontece também no Brasil, pode nos expor a novos surtos.
A falta de saneamento básico é um dos fatores que mais contribuem para a disseminação de doenças. O Brasil é um país com “vários países dentro”. Ficará ainda mais evidente nesse surto do coronavírus a desigualdade de investimento do poder público em cada região, a qual fará com que cada estado tenha consequências distintas.
Importante termos em mente que não é só o poder público que possui esta responsabilidade. Mais do que nunca, vimos que ela é individual e com alto poder coletivo.
Como apresentado no artigo anterior, os >riscos biológicos estão em todos os lugares: no trabalho, na rua, em casa, etc…
Veja algumas dicas de ouro para cuidar melhor do meio ambiente, da sua saúde, de seus clientes, parceiros e colaboradores:
- Na sua empresa, tenha um sistema de tratamento de efluentes industriais ou domésticos. O descarte incorreto pode gerar doenças e em uma possível fiscalização, multa. Confira como investir através de nosso artigo >As vantagens em investir em tratamento de efluentes industriais e domésticos.
- Os resíduos sólidos de sua empresa podem ter características perigosas ao meio ambiente e sociedade, portando, deve-se seguir orientações dos órgãos competentes, desde o transporte até a destinação. Veja mais nos artigos >Saiba se a sua empresa é obrigada a emitir o MTR MG – Manifesto de Transporte de Resíduos e >Gestão de Resíduos Sólidos: tudo que a sua empresa deve saber.
- Os ruídos causado pelas fábricas, siderúrgicas, metalúrgicas, fundições, mineração e eventos, causam impactos à fauna e à comunidade ao redor. O incômodo, pode fazer com que animais silvestres fujam para locais habitados próximos. Saiba como proceder neste caso lendo >Qual a diferença entre ruído ambiental e ocupacional?
- A água que o seu empreendimento fornece aos colaboradores ou em sua residência, caso tenha poço artesiano, cisterna ou piscina, pode conter partículas nocivas à saúde oriundas de poluição ou contaminações. Veja como garantir um consumo de água dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Leia >Por que fazer análise de água em laboratório certificado?
- É muito importante as empresas sigam à risca as leis ambientais, que garantirão menos prejuízos financeiros e degradação ao meio ambiente. Saiba quais são as >obrigações ambientais 2020 em Minas Gerais.
- Investir em >logística reversa permite que os materiais que seriam descartados – muitos deles na natureza – retornem ao fornecedor ou seja enviado a uma empresa que fará a destinação correta.
- O Meio Ambiente deve ser tema de todas >SIPAT de sua empresa, a fim de conscientizar os colaboradores a fazerem cada um a sua parte, com destaque maior para a >reciclagem.
- Investir em >marketing verde, com distribuição de brindes e utilização de produtos ecológicos na empresa pode trazer bons frutos e uma imagem positiva perante os clientes e comunidade em geral. Segundo >pesquisa, o consumidor atual opta por empresas sustentáveis. Os >benefícios que a sua empresa tem para cuidar do meio ambiente, não faltam.
- Empresas e a comunidade em geral podem ajudar a natureza com algumas outras ações de impacto, como o investimento em >energia solar, instalação de >sistema de captação de água chuva e optar pela >utilização de materiais ecológicos nas construções.
- Em casa, pode-se contribuir através da busca de informações em >sites, >revistas e >aplicativos de referência, >ensinando as crianças a importância da natureza, comprando e presenteando alguém com >produtos sustentáveis e aproveitando as férias e folgas para fazer um >turismo ecológico.
- >Viver mais próximo da natureza torna-se a vida mais plena, longe da poluição e do barulho da cidade grande. Mas, lembre-se que o >imóvel deverá estar regular com a prefeitura da sua cidade, respeitando as áreas de preservação permanente.
O surto atual diminuiu momentaneamente as emissões de gases na atmosfera, e os seus efeitos positivos são imediatos e o meio ambiente já sente que o mundo está mais quieto. Em breve, a correria do dia a dia logo voltará, as empresas voltarão a operar, mas que este retorno seja consciente e regenerado de modo a mudar o pensamento e de agirmos de forma correta e sustentável.
Um por todos e todos pelo meio ambiente!
Invista no meio ambiente. Conte conosco para apoiarmos você e sua empresa na busca por um consumo mais sustentável. Nossa empresa de consultoria, engenharia e análises ambientais está pronta para lhe atender.
Por Rangel Gomes
Imagens: Adobe Stock
Gostou? compartilhe!