R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

O Meio Ambiente como tema da SIPAT da sua empresa

Gostou? compartilhe!

O Meio Ambiente como tema da SIPAT da sua empresa

SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes e é uma das atividades obrigatórias que deve ser realizada anualmente pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em parceria com o Serviço Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho – SESMT, presente na empresa. Esta comissão deve planejar-se para abordar assuntos pertinentes a segurança do trabalho e saúde ocupacional e até outros que têm impacto direto ou indireto no dia a dia dos colaboradores e consequentemente, na empresa, por isso é tão importante.

A SIPAT está prevista na Portaria N° 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”, como “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”. No ramo de mineração é conhecida também como SIPATMIN.

Com exceção da Campanha de Prevenção da AIDS, não há temas específicos obrigatórios para serem tratadas pela CIPA, portando, uma das ideias para a SIPAT, além de segurança e saúde, é o conteúdo voltado ao meio ambiente.

Atividades e palestras sobre meio ambiente na SIPAT

Visa elevar a capacidade e conhecimento dos colaboradores, com o desenvolvimento de palestras e cursos sobre meio ambiente e sustentabilidade. São temas focados na conscientização e educação ambiental, aliados com temas motivacionais que elevam ainda mais a qualidade dos eventos de empresas em semanas de SIPAT. Algumas CIPAs que já tornaram este tema inerente têm a chamado de SIPATMA – Semana de Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente. É uma forma a destacar internamente.

Os profissionais responsáveis por ministrar as atividades da SIPAT no tocante ao meio ambiente devem colocar em pauta assuntos pertinentes a cada negócio e onde está instalada. Por mais que meio ambiente seja um assunto de interesse de cem por cento das pessoas, há prioridades e necessidades distintas de cada local.

Por exemplo, uma empresa instalada em um local X onde tem incidência maior de doenças relacionadas a efluentes (esgotos), podem abordar temas para tal, enquanto uma empresa instalada em local Y, onde seus colaboradores podem usar meios alternativos para trabalhar sem causar impacto negativo à natureza, devem levar este tópico em evidência, o que gera benefícios, inclusive, a sua própria saúde e bem estar.

Após a definição do tema ambiental, os responsáveis irão preparar as atividades, jogos e decoração da SIPAT, de forma que cause interesse nos colaboradores e a torne mais dinâmica. Alguns tópicos importantes que podem ser elencados durante o evento:

  • Responsabilidade ambiental: são atitudes diárias que fazem a diferença, principalmente, se pensado como um todo, cada um fazendo a sua parte. A responsabilidade é tanto individual, quanto empresarial. Na palestra, o consultor chama atenção das pessoas sobre atitudes em casa e no trabalho como o descarte correto de lixo orgânico e de materiais de construção e nocivos à natureza, uso de sacolas plásticas, busca alternativa de transporte e como ensinar os filhos a cuidarem do meio ambiente para garantir um futuro saudável. Para as empresas, são envolvidos exemplos como a gestão e licenciamento, reutilização da água no processo produtivo, criação de produtos com menor impacto ambiental, compra de matéria-prima de fornecedores que possuem um plano de responsabilidade ambiental, uso de fontes de energias limpas e ações junto à sociedade para conscientização, bem como a implantação de um marketing verde.
  • Consumo sustentável: são medidas que ajudam a reduzir em casa o consumo de água e energia elétrica, preferência por produtos orgânicos, evitar o uso de plásticos, compra excessiva de bens de consumo e supérfluos, etc.
  • Reciclagem: o tempo de composição de vários materiais pode ser até por milênios. O consumo aumenta e a reciclagem de plásticos, metais, papéis e vidros ainda não acompanha este ritmo. Por isso, o assunto deve ser debatido com dicas de separação e coleta seletiva, exemplos e dados que comprovam que reciclar é a melhor opção e que gera economia para os usuários.
  • Fauna: O papel dos animais no equilíbrio do meio ambiente é diverso. São eles que distribuem sementes, controlam população de outros animais que são prejudiciais às plantações, nos servem como alimentos, ajudam a proteger nossas propriedades… Ou seja, cada animal tem a sua função.
  • Flora: a importância das plantas, árvores e flores para o ecossistema nem precisaria ser citada. Sem elas, a temperatura terrestre tende a aumentar, faltaria oxigênio, alimentos, remédios e habitat para os animais e nós humanos… Apenas estes exemplos são capazes de fazer qualquer pessoa comum refletir.
  • Mudanças Climáticas: O aquecimento global e efeito estufa são os principais problemas discutidos nesta apresentação. Nesta parte, são tratados dados importantes, exemplos dos principais causadores dos problemas com o clima e consequências de curto, médio e longo prazo se não mudarmos nossa forma de pensar e agir.
  • Ecoturismo: as atividades de lazer, esportivas e educacionais ao ar livre e em contato com o meio ambiente permitem despertar atenção das pessoas sobre a consciência ecológica, visto que, ter momentos divertidos junto à natureza é capaz de causar reflexão sobre a importância da preservação. Na palestra, é citado o turismo ecológico e dicas de lugares próximos e de fácil acesso, capazes de fazer as pessoas sentirem paz, liberdade e mais amor pelo meio ambiente.

A Terra Consultoria e Análises Ambientais possui um programa de palestras sobre meio ambiente e sustentabilidade específicas para cada tipo de empresa que possui ou não a sua SIPAT. Entre em contato pelo (37) 3242-1146 e fale com uma de nossas consultoras sobre a sua necessidade.

Se você participa da CIPA, uma das maneiras de começar a interagir-se sobre meio ambiente e sustentabilidade e levá-lo como um dos temas para a SIPAT 2020 é navegando por nossos conteúdos. Sugerimos a leitura:

>Qual é a função da reciclagem e a sua importância para o meio ambiente?

>As vantagens do sistema de captação de água de chuva em empresas e residências

>Tudo sobre Energia Solar: o que é, como funciona e quanto custa

>Economize e mude o mundo através da construção ecológica

>Os melhores aplicativos sobre meio ambiente e economia sustentável

>Os melhores sites e blogs de meio ambiente que você deve acompanhar

>As melhores revistas sobre meio ambiente – online e impressas

Por Rangel Gomes



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra