R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Filmes e documentários sobre meio ambiente indicados para você assistir

Gostou? compartilhe!

Filmes e documentários sobre meio ambiente indicados para você assistir

Nos últimos meses, estamos passando mais tempo em casa. Uma das formas que milhões de pessoas em todo mundo estão fazendo para aproveitar o tempo é assistindo filmes, séries, documentários, programas e vídeos pela internet. Já outras pessoas, estão tirando mais tempo para estudar, buscar assuntos interessantes, aumentar o conhecimento tanto geral, quanto específico de suas áreas de trabalho.

Diante deste cenário, selecionamos alguns filmes e documentários ambientais para educação infantil e para o público adulto. Estão disponíveis na Netflix e em outras plataformas e cada roteiro destes filmes e documentários aborda temas importantes, como a sustentabilidade, ecologia, reciclagem, degradação ambiental, energias renováveis e cidadania.

Filmes sobre o meio ambiente

  • A Era da Estupidez (2009)

2055. Um homem vive em um mundo devastado e começa a se questionar sobre as ações do passado sobre o planeta. Quando olha para imagens antigas se pergunta: por que não paramos de afetar as mudanças climáticas quando tivemos chance?

  • Saneamento Básico (2007)

Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.

  • Wall-e (2008)

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

  • Os Sem-Floresta (2006)

A primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ (Bruce Willis) revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. Entretanto esta atitude desagrada o cauteloso Verne (Garry Shandling), que achava melhor permanecer onde estavam inicialmente.

Documentários sobre meio ambiente

  •  Cowspiracy (2014)

A pecuária pode ser considerada uma das indústrias mais destrutivas do planeta. Ela é responsável pela emissão de mais gases que causam o efeito estufa do que a indústria de transportes e gera intensa destruição dos recursos naturais do solo. O documentário mostra a descoberta das verdades sobre a pecuária e o medo das organizações ambientais em falar sobre o assunto.

  • Oceanos de plástico (2016)

A Plastic Ocean Foundation é uma organização britânica cuja finalidade é a sugestão de soluções para o problema do lixo plástico no planeta. O documentário explora áreas atingidas por esse tipo de poluição evidenciando os danos à flora e à fauna.

  • Trashed – Para Onde Vai Nosso lixo (2012)

Jeremy Irons apresenta um problema global. Em uma praia em Sidon, no Líbano, ele mostra uma montanha de escombros. Lá está reunido lixo hospitalar, restos de comida e animais mortos, ou seja, todo lixo resultado de 30 anos de consumo de apenas uma cidade. A partir daí, viaja o mundo debatendo as bilhões de toneladas de lixo que são produzidas todos os dias em todo planeta, focando numa série de paisagens paradisíacas devastadas pela poluição.

  • Seremos história? (2016)

Um problema de longas datas está se mostrando cada vez mais grave. Mudanças de temperatura, inundações, e outros fenômenos semelhantes têm se tornado cada vez mais comum, e o que tem sido feito na tentativa de amenizar essa situação? É na busca por respostas para essas questões que Leonardo DiCaprio abraça a missão de testemunhar as mudanças climáticas em diversos países, e de uma forma nunca vista antes.

  • Uma Verdade Inconveniente (2006)

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global, mostrando os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas.

  • O Sal da Terra (2014)

O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas.

 

  • One Strange Rock (2018)

Conta com a participação de oito astronautas da Estação Espacial Internacional, que nos convidam a conhecer a nossa “rocha estranha” e infinitamente bela numa emocionante jornada pelos processos cósmicos que permitiram que a vida surgisse, sobrevivesse e prosperasse neste pequeno e vulnerável pedaço de universo ao qual chamamos casa.

Visualmente deslumbrante, a série documental mostra uma nova perspetiva sobre o planeta azul e os maravilhosos seres que nele habitam, e confronta-nos com as forças incontroláveis que se entrelaçam à nossa volta, ou com a responsabilidade que todos possuímos de entender o quão irrevogavelmente interligados estamos.

  • Rotten (2018)

Com um mergulho na cadeia de produção dos alimentos, esta série documental revela verdades amargas e expõe forças ocultas que definem o que comemos.

  • Nosso Planeta (2019)

Uma viagem por 50 países que mostra a diversidade de habitats ao redor do mundo. São imagens inéditas da vida selvagem, desde o Ártico, passando pelas selvas da América do Sul e pelas profundezas dos oceanos, até as paisagens africanas. O projeto mostra a importância de preservar o mundo natural.

Fonte das Sinopses: Adoro Cinema e National Geografic

Se você gostou das sugestões de filmes, séries e documentários sobre sustentabilidade ambiental, também pode gostar dos artigos sugeridos em nosso blog. Não deixe de compartilhar com sua família, amigos e colaboradores. Seja um divulgador das causas ambientais também.

>Dicas de canais no Youtube sobre meio ambiente e sustentabilidade

>Atividades sustentáveis com crianças na escola e em casa

>Atividades para o mês do meio ambiente em empresas e em casa

>Os melhores aplicativos sobre meio ambiente e economia sustentável

>Os melhores sites e blogs de meio ambiente que você deve acompanhar

>As melhores revistas sobre meio ambiente – online e impressas

A Terra Consultoria e Análises Ambientais está no mercado desde 2007 e é reconhecida pela Rede Metrológica de Minas Gerais. Realize suas análises de poços artesianos, efluentes e ar em ambientes climatizados conosco. Navegue pelo nosso site e conheça todos os nossos serviços do laboratório e assessoria ambiental.

Por Rangel Gomes

Imagem: Adobe Stock



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra