R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Marketing Verde: dicas de brindes ecológicos para fortalecer sua marca

Gostou? compartilhe!

Marketing Verde: dicas de brindes ecológicos para fortalecer sua marca

Os brindes corporativos são uma excelente forma de tornar o relacionamento entre os fornecedores, clientes e colaboradores mais próximos, principalmente em finais de ano. Mas, em outras datas comemorativas, os brindes podem e devem ser utilizados, pois, demonstram que a empresa investiu tempo e dinheiro em produtos interessantes para agradecer parceria pela confiança.

Além de fortalecer o elo, os brindes reforçam a marca perante o seu público-alvo, e se forem pensados e elaborados de modo criativo, bem como através de um propósito, podem transformar um simples presente em uma experiência agradável e diferenciada durante a sua utilização no dia a dia no trabalho e na vida pessoal de quem irá utilizá-los. Assim, a percepção dos clientes e colaboradores mudará e poderão virar verdadeiros fãs.

Em um mundo cada vez preocupado com as questões socioambientais, é preciso não só distribuir brindes, mas brindes sustentáveis e, ao mesmo tempo, criativos. A boa notícia é que os brindes ecológicos são baratos, e em alguns casos, se equiparam com o valor de outros materiais que impactam negativamente o meio ambiente.

Para te ajudar e incentivar, separamos algumas ideias de ‘brindes verdes , para o seu negócio acertar em cheio na estratégia de marketing e se preparar para investir pesado na proteção do meio ambiente daqui para frente. Sua empresa pode muito mais do que gerar lucros e empregos, deve influenciar seus colaboradores, parceiros e a sociedade a trabalharem em prol da sustentabilidade.

  • Calculadoras e Relógios motivos à água

Se a sua empresa tem a inovação inerente em seu DNA, os relógios e calculadoras movidos à água são ótimas maneiras de impactar o cliente. Estes produtos vão causar uma surpresa em quem os recebe e, o mais importante, vão ajudar na contribuição para com o meio ambiente.

Os produtos movidos à água funcionam através de um sistema de eletrolíticos, a qual a água em conjunto com o magnésio, produz íons que são convertidos em energia.

  • Marketing Olfativo

Outra forma diferenciada de presentear os clientes no final do ano é através de difusores e aromatizadores personalizados. Estes podem ser elaborados com a essência que remetem à natureza e, ao mesmo tempo, gerar uma lembrança de marca através de um dos sentidos mais importantes, o olfato.

Por meio desta estratégia, é possível chamar atenção sobre a preservação da natureza através do cheiro, que é capaz de causar uma sensação de calma, pois trabalha com a memória emocional, também conhecida como aromaterapia.

Quem não gosta do cheirinho de natureza, chuva e frutas cítricas e doces?

  • Kits Ecológicos

Há vários tipos de kits ecológicos que podem ser adquiridos, mas os kits plantio e kits da sorte são excelentes opções, por serem brindes que fornecem uma experiência gostosa ao usuário.

Os kits plantio com vasinho, por exemplo, possuem embalagem personalizada, sementes e cachepô em MDF.  Já o kit plantio em tubete, o usuário pode mantê-las por muitos meses in vitro, sem a necessidade de regá-la ou mantê-la no sol. Depois que crescer, basta apenas plantá-la em um local definitivo.

Já o kit da sorte possuem embalagem personalizada, bulbo de quatro folhas, subtrato e cachepô. É um brinde que mescla o cuidado da natureza, sentimentos positivos para o dia a dia e motivação, além de enfeitar o ambiente com algo verde.

  • Porta Celular Ecológico

Atualmente, ninguém fica sem celular.

O porta celular/tablet ou dockstation é uma ótima opção de brinde ecológico, pois protege o celular e o meio ambiente, por ser feito em material natural, como fibra de bambu. É um brinde duradouro, útil e diferenciado.

  • Caneca Ecológica

Canecas agradam a todo mundo. E canecas personalizadas feitos de materiais ecológicos causam impactos positivos na imagem da empresa. Elas podem ser feitas tantos de plástico verde (PP 100% recicláveis) e materiais reciclados em sua composição, resistentes à micro-ondas.

  • LixoCar Ecológico

Em algum momento dentro do seu carro ou na rua, você deve ter se deparado com alguém jogando lixo na rua pela janela do carro. O lixocar é ideal para evitar situações desagradáveis como essa e ainda leva a marca para onde seu público-alvo for.

O material ecológico pode ser feito de lona PET reciclado ou algodão.

  • Ecobags

As bolsas ecológicas viraram febre e são muito bonitas. Podem ser utilizadas tanto no dia a dia, quanto para compras em supermercado, evitando assim, o uso de sacolas plásticas que são nocivas ao meio ambiente. Outras vantagens são a residência e a segurança que apresentam.

  • Agenda Ecológica

Mesmo com a tecnologia permitindo anotações e lembretes de compromissos no celular, tablet e computadores, muita gente ainda não deixa a agenda física de lado.

O papel tradicional é reciclável, mas devemos ter a consciência que são necessárias várias árvores para produzi-las. É aí que entram as agendas feitas com material ecológico. Este produto pode ser feito tanto de papel reciclato quanto a partir da fibra de bananeira e uma ótima opção para aqueles que desejam fazer parte do dia-a-dia do seu cliente e parceiro.

  • Relógio Ecológico

Além da opção do relógio movido à água, há também relógios de mesa feitos de materiais sustentáveis. Estão disponíveis em MDF com madeira ecologicamente correta ou papel reciclato e fazem sucesso na decoração.

  • Papel Semente

Outra dica legal são os papéis semente. Uma infinidade de itens podem ser feitos com este material, como cartões de visita, cartões postais, convites e envelopes, por exemplo.

O benefício desta invenção é a possibilidade do papel reciclato se transformar uma planta e esta vai ser a única vez que você irá ler que recomendamos o destarte do papel diretamente no solo.

Como dissemos, o final de ano e aniversário da empresa são as épocas que as organizações mais costumam distribuir brindes. Outras datas ambientais também podem participar do calendário, tais como:

  • 22/3 – Dia Mundial da Água
  • 15/4 – Dia da Conservação do Solo
  • 22/4 – Dia do Planeta Terra
  • 22/5 – Dia Internacional da Biodiversidade
  • 01/6 – Semana Mundial do Meio Ambiente
  • 21/9 – Dia da Árvore
  • 4/10 – Dia da Natureza

Agora que você conheceu algumas opções de brindes de materiais reciclados para trabalhar o marketing ecológico da sua empresa, é hora de aproveitar a época para comprar, distribuir para os clientes, colaboradores e parceiros. Verá que eles vão adorar os presentes e trará uma imagem positiva para o seu negócio e, consequentemente, nas vendas.

Temos várias outras dicas interessantes para sua empresa ser mais ecológica em 2020. Sugerimos as leituras abaixo:

>Pesquisa comprova: Consumidores preferem empresas sustentáveis

>O Meio Ambiente como tema da SIPAT da sua empresa

>Benefícios que sua empresa tem em cuidar do meio ambiente

>Importância da Consultoria Ambiental para seu negócio e para sociedade

>Qual é a função da reciclagem e a sua importância para o meio ambiente

Por Rangel Gomes

Imagem: Adobe Stock



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra