R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Dicas de canais no Youtube sobre meio ambiente e sustentabilidade

Gostou? compartilhe!

Dicas de canais no Youtube sobre meio ambiente e sustentabilidade

O acesso à internet no Brasil, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios) realizado em 2018 pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, chegou a marca de 74,7%. Apesar de haver um largo campo para crescimento ainda, a rede mundial de computadores já é capaz de levar informações e conhecimento a todos os cantos do país e do mundo.

Uma das plataformas mais utilizadas para distribuição de todo tipo de conteúdo audiovisual, é o Youtube. Através deste serviço do Google, pessoas, empresas, organizações não-governamentais e poderes públicos, podem criar materiais com o objetivo de informar e ensinar às pessoas como tornar a vida melhor, por meio de mudanças de hábitos e utilizando adequadamente recursos naturais ou não-naturais que nos rodeiam.

As pessoas estão cada dia passando mais tempo conectadas e a situação atual tende a aumentar o consumo de informações pela internet. Também, neste tempo, as pessoas irão se preocupar mais com meio ambiente, uma vez que precisa-se repensar como será este tão falado “novo normal”.

Baseado nisso, seguem algumas dicas de canais no Youtube sobre sustentabilidade e meio ambiente, para você seja um novo defensor da vida saudável e que respeita à natureza. São opções de materiais audiovisuais interessantes e que merecem ser repassados para seu filho ou a turminha da escola, amigos, parentes e vizinhos sobre a educação socioambiental.

Pensando ao Contrário

O canal no Youtube “Pensando ao Contrário” foi criado pela bióloga Camila Victorino e possui atualmente mais de 600 mil inscritos e mais de 28 milhões de visualizações.

Segundo a idealizadora, o canal é foi criado para transmitir conhecimento de vida saudável e sustentável. Você vai encontrar receitas diferenciadas, aprender a reutilizar alimentos, como levar um estilo de vida mais sustentável, produzindo menos lixo e se vestindo com mais amor pelo planeta, através de suas dicas. Seu lema é “Aprender a amar a si mesmo para conseguir amar o planeta e os animais! Aprender a cuidar do planeta para ter mais saúde!”

Você encontrará também no canal o link para a uma loja virtual, que possui vários produtos ecológicos e de higiene natural, entre outros.

Menos1lixo

Já o canal no Youtube “Menos1lixo” foi criado pela ativista ambiental Fe Cortez.

Seu propósito é ser uma plataforma e um movimento de educação ambiental que empodere o indivíduo e que ela assuma que pode mudar o mundo através de pequenos gestos e grandes questionamentos e mostra que dá para viver com menos lixo e impactar cada vez menos o planeta.

Seus vídeos já possuem quase 9 milhões de visualizações e também disponibilizam um portal com produtos ecológicos, como o copo menos1lixo, a qual declaram não ser apenas um objeto para uso no dia a dia, mas sim, um agente de transformação poderoso para transição para um estilo de vida em regeneração através de mudança de hábitos.

No site, há ainda, um curso para tornar a sua casa mais sustentável.

Casa Sem Lixo

O projeto “Casa Sem Lixo” no Youtube nasceu por meio da digital influencer e ativista ambiental Nicole Berndt.

Apoiado por todos em sua casa, o intuito é reconectar a família ao planeta que nos abriga, nossa casa maior. Segundo a idealizadora, apesar deles viverem numa cidade litorânea, em contato diário com as belezas naturais do verde e do mar, o corre-corre da vida urbana e as constantes ofertas da mídia ameaçam constantemente esta conexão tão essencial para uma vida saudável e coerente com a realidade de um meio-ambiente, cujos recursos são finitos.

O movimento, mantém, paralelamente, um blog com dicas sustentáveis interessantes, notícias, ebook, e o “Desafio Casa Sem Lixo”, para as pessoas saberem por onde começar, com um plano para todos os dias da semana.

Meio Ambiente Por Inteiro

O “Meio Ambiente Por Inteiro” é um canal no Youtube e programa de TV. Administrado pela TV Justiça, traduz os conceitos legais e deixa você por dentro de tudo o que acontece no direito ambiental. Você pode acessar o acervo com centenas de vídeos dos programas completos pelo Youtube ou também pela televisão, todos os dias em diversos horários.

Sábados às 12h20 e 13h20; domingos às 15h20; segundas às 04h20 e 10h20; terças às 12h00, quartas às 22h20; quintas às 05h00 e sextas às 09h00.

MAP – Meio Ambiente na Prática

Criado pela Engenheira Ambiental Fernanda Joenck, o espaço online tem como objetivo promover a educação ambiental voltada para a capacitação técnica, jurídica e de desenvolvimento de carreira de profissionais da área ambiental, tendo por base a ética, contribuição e profissionalização da temática ambiental. Seu foco é mostrar que é possível de trabalhar com meio ambiente, transformando informação em instrumento de trabalho e fomentando uma rede de profissionais ambientalmente engajados.

A profissional mantém o Youtube, Instagram e Facebook recheado de informações para quem deseja ingressar no mercado ambiental e para quem deseja dar um up na carreira.

Centro Sebrae Sustentabilidade

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, foi criado em 1972 pelo Sistema S e desde então vem prestando um excelente trabalho aos pequenos empresários, de todos os seguimentos.

Visando auxiliar os negócios frente às questões relacionadas à meio ambiente, a organização criou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae, especializada sobre o tema e responsável pela geração e irradiação de conhecimento e cultura de sustentabilidade para mais de 700 unidades de atendimento da instituição, distribuídas no país. O centro corrobora para que milhares de pequenos negócios possam aproveitar as oportunidades emergentes do novo conceito e também se tornarem sustentáveis.

No canal do Youtube, você encontra várias abordagens com dicas, webseries, tendências, inspirações, papo com especialistas, entre outros. No site, o Sebrae disponibiliza vários materiais complementares, como casos de sucesso, cartilhas, infográficos, guias e modelo de negócios.

Minuto da Terra

Este é um canal no Youtube voltado para educação socioambiental de crianças e adultos. Seu formato de comunicação com utilização de animações, bom humor e efeitos, prende a atenção de pessoas de qualquer idade. E o mais importante, fixa os ensinamentos de uma maneira divertida e com vídeos curtos. Já são quase meio milhão de inscritos e mais de 60 milhões de visualizações.

O MinuteEarth (nome do canal original) foi em julho de 2013 por Henry, Alex & Peter Reich, Emily Elert, Ever Salazar, Kate Yoshida & Nathaniel Schroeder e é traduzido e editado para o português brasileiro por Leonardo e Ricardo Gonçalves de Souza.

Vale a pena conferir.

Turma da Mônica

Quem não conhece esta turma? Produzido por Maurício de Souza, em 1959, para jornais da época, a série atravessou gerações com suas historinhas.

Atualmente, a Turma da Mônica possui um canal oficial no Youtube, a qual você encontra vídeos da Mônica, do Cebolinha, da Magali e do Cascão, as confusões da Turma do Chico Bento e dos outros personagens criados por Mauricio de Sousa. Toda quarta-feira, às 15h, tem vídeo novo de Mônica Toy, a animação da turminha inspirada em toy arts. E toda sexta-feira, também às 15h, tem vídeo novo da Turma da Mônica ou do Chico Bento.

São quase 15 milhões de inscritos e mais de 10 bilhões de visualizações totais e um dos assuntos abordados nas historinhas é o meio ambiente. Muitas dos vídeos criados são em parceria com empresas, que ajudam a divulgar aos pequenos, de modo divertido, a importância de não jogar lixo no chão, da reciclagem e da preservação da natureza.

Mundo Bita

Mais um canal indicado às crianças para educação ambiental no Youtube é o pernambucano Mundo Bita. Apesar de recente, as historinhas vindas da Galáxia da Alegria, entre o Planeta Música e o Planeta Circo, conquistaram os lares brasileiros.

Criado pelo designer Chaps Melo e sua mulher para decorar o quarto da filha que estava para nascer, o canal dos personagens Bita, Lila, Dan, Tito, Flora e Plot, possuem até o momento, mais de 2 milhões de inscritos e 3 bilhões de visualizações. Um dos temas bem divulgados no canal, é a natureza, com vídeos sobre água, flora, lixo e animais, por exemplo.

Aproveite seu tempo livre e de seu filho ou filha para aprender e ensinar a cuidar mais do verde que nos cerca. Meio ambiente será, daqui em diante, ainda mais importante para a preservação e qualidade de nossas vidas.

E se você tem mais sugestões de canais no Youtube sobre meio ambiente, envie para nós. Aproveite e leia também os artigos criados pela nossa equipe sobre os temas abaixo, clicando sobre o link.

>Atividades sustentáveis com crianças na escola e em casa

>Atividades para o mês do meio ambiente em empresas e em casa

>Os melhores aplicativos sobre meio ambiente e economia sustentável

>Os melhores sites e blogs de meio ambiente que você deve acompanhar

>As melhores revistas sobre meio ambiente – online e impressas

A Terra Consultoria e Análises Ambientais possui uma equipe altamente qualificada para assessorar seu empreendimento junto às legislações ambientais e um laboratório de análises ambientais moderno para realizar suas análises de águas, efluentes, solos, ar em ambiente climatizado, resíduos sólidos e atmosféricas em todo estado de Minas Gerais, com reconhecimento da RMMG.

Por Rangel Gomes

Imagem: Adobe Stock



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra