R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Economize e mude o mundo através da construção ecológica

Gostou? compartilhe!

Economize e mude o mundo através da construção ecológica

A construção civil é um dos setores que mais produzem impactos negativos ao meio ambiente.

De um tempo para cá, o desenvolvimento sustentável na construção civil já se mostrou viável financeiramente, fazendo com que o empreendedor tenha mais economia tanto na fase da execução da obra, quanto no dia a dia na utilização da edificação. E com isso, as construções sustentáveis no mundo só crescem.

Basicamente, o conceito de arquitetura ecológica é causar o menor impacto possível à natureza. Para isto, a eco arquitetura utiliza-se de materiais reciclados, energia limpa e técnicas de design que aproveitam ao máximo a luz solar e a água, além de um projeto paisagístico no local.

Confira quais as vantagens da prática de uma arquitetura ecológica e como você pode economizar ajudando o meio ambiente.

  1. Projeto de arquitetura sustentável

Para tornar a edificação sustentável, primeiramente é necessário que se faça um estudo de viabilidade contendo custos, materiais e recursos que serão utilizados.

Nesta fase, o projeto deve contemplar quais e como os materiais utilizados na obra podem ser reutilizados, trazendo assim, mais economia e menor degradação ambiental. Inclusive, até a forma de como e onde os resíduos serão descartados deve ser levado em consideração.

  1. Blocos e tijolos reciclados

Paredes ecológicas podem ser construídas com os próprios rejeitos de obras ou adquiridas de terceiros.

Este material, também conhecido como tijolo solo-cimento, é feito de uma mistura água, cimento e solo. É considerado ecológico porque não passa pelo processo de queima em olarias, portanto, não libera CO2.

Há outras opções novas e pouco conhecidas de tijolos reciclados: bloco de adobe (feito de argila, areia, água e palha) e os feitos de resíduos plásticos, como exemplo.

 

  1. Uso de madeiras de reflorestamento

Um dos materiais usados na construção sustentável são madeiras extraídas de áreas de reflorestamento.

Estas são plantadas com o fim de serem removidas para uso comercial e não são provenientes de florestas nativas. Obrigatoriamente, devem possuir um Certificado FSC (Forest Stewardship Council – em português, Conselho de Manejo Florestal).

 

  1. Telhado verde

Outra alternativa para um construção verde sustentável são as coberturas ecológicas.

São criadas camadas impermeáveis para posteriormente serem aplicadas plantas ou instalação de um sistema de reuso de água de chuva.

Sua vantagem está no conforto térmico e acústico, contribuindo com o meio ambiente.

 

  1. >Sistema de reuso de água de chuva

Economia da conta de água e criação de um estoque para dias não chuvosos para uso não potável, são as grandes vantagens da reutilização da água de chuva. Sua instalação é barata e é uma das melhores opções em uma arquitetura sustentável.

  1. >Instalação de Energia Solar

A instalação de painéis fotovoltaicos permite uma economia de energia de até 95% e um retorno sobre o investimento em até 5 anos.

A geração é 100% gratuita e inesgotável, permite a utilização de sua sobra em mais de um imóvel que seja do mesmo CPF ou CNPJ, possui baixa manutenção, equipamento com vida útil de até 25 anos, não gera ruídos, pode ser financiado, valoriza o imóvel e contribui para o meio ambiente.

 

  1. Lâmpadas de LED

Já está bastante difundida no país é a escolha mais comum em residências e empresas, por já estarem com melhor custo benefício, economizam até 80% de energia em relação às incandescentes, podem durar até 17 anos dependendo do uso, não emite radiação ultravioleta, baixa irradiação térmica e não possui substâncias tóxicas.

Pode ser o primeiro passo na construção ecológica sustentável.

As vantagens da construção civil verde não param por aí. Além da economia e contribuição socioambiental, uma edificação sustentável se torna mais valorizada no mercado, tem menor custo de manutenção.

Exemplos de sustentabilidade na construção civil

A arquitetura ecológica no Brasil é recheada de exemplos e é o quarto país com maior número de construções sustentáveis no mundo, perdendo apenas para a China, Canadá e Índia, segundo a Leadership in Energy and Environmental Design – LEED.

Veja alguns exemplos, aqui.

A Terra Engenharia e Consultoria Ambiental possui soluções para tornar a sua construção sustentável. Faça o seu projeto conosco.

Por Rangel Gomes

Imagem: Flickr



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra