R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401 ... ver mais 37 3242 ... ver mais Laboratório: 37 3242 ... ver mais Consultoria/Engenharia:

Como utilizar os recursos minerais de forma a impactar o mínimo possível o meio ambiente?

Gostou? compartilhe!

Como utilizar os recursos minerais de forma a impactar o mínimo possível o meio ambiente?

A extração de minérios está presente na vida do homem desde a época da Pré-História, com sua forma primitiva de utilização de pedras para confecção de armas e utensílios. Mas, o termo mineração em seu significado atual, iniciou-se no século XVI, quando pesquisadores descobriram a capacidade do minério transformar o mundo completamente e gerar lucros.

Já na história da mineração no Brasil, o início da exploração dos recursos minerais como atividades socioeconômicas deu-se no século XVII, quando as expedições vasculharam o território do país em busca de ouro, prata, cobre e pedras preciosas.

Quando falamos em mineração, não podemos deixar de citar Minas Gerais e o estado do Pará, que possuem a maior participação deste mercado nos dias atuais, correspondendo em 2020 a aproximadamente 90% da arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral – CFEM de todo território nacional. As principais substâncias produzidas no mesmo ano, segundo dados da IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração são: minério de ferro (66,36%), minério de Ouro (11,12%), minério de Cobre (6,6%) e Bauxita (2,15%).

A mineração é considerada como atividade potencialmente poluidora do meio ambiente e devido ao volume de produção no Brasil, problemas relacionados são amplamente divulgados nas mídias e redes sociais, portanto, iremos abordar de forma didática quais são os principais impactos ambientais que ocorrem nas atividades de mineração e como as empresas podem mitigá-los.

Qual a relação existente entre a mineração e o meio ambiente?

A extração mineral e os impactos ambientais estão intimamente ligados há décadas. Degradação de áreas vegetadas, contaminação de recursos hídricos e solos, evasão de animais da região, poluição do ar e sonora, são os possíveis problemas ambientais causados pela exploração mineral.

Os impactos sociais causados pela mineração também são sentidos pela comunidade local, mas, atualmente de forma geral, boa parte das empresas têm desenvolvido políticas e seguido a legislação ambiental de mineração, aprendido com seus próprios erros, bem como sendo cobradas pela sociedade e mídia para garantirem cada vez o futuro do planeta.

Uma vez que precisamos nos desenvolver tecnologicamente, é necessário que cada vez mais a mineração se torne sustentável, pois, os recursos ambientais são finitos.

Qual a importância da prática consciente e planejada da mineração?

É praticamente impossível pensarmos no desenvolvimento humano sem o uso de minerais, mas é possível atuarmos de modo mais sustentável.

Os passos iniciais para uma exploração mineral sustentável começam através do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), que têm como finalidade promover o Licenciamento Ambiental para a mineração iniciar as suas atividades.

É através deste documento elaborado por uma empresa de consultoria ambiental ou pela própria indústria extrativista, onde são apontados os pontos positivos e negativos sobre os meios bióticos, físicos e socioeconômicos onde estarão abrigadas as minas. É também através deste documento que o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a mineradora irão acompanhar e manter ações que garantirão o equilíbrio da produção e da preservação ambiental da região explorada.

Quais os efeitos da mineração no meio ambiente e como utilizar os recursos minerais de forma a impactar o mínimo possível o meio ambiente?

  • Fauna

Com a presença da mineração, o impacto na fauna no entorno é perceptível, através da migração dos animais, perturbação devido ao barulho da movimentação de pessoas e máquinas.

Os estudos de impactos da mineração na região e as obrigações ambientais presentes na lei, visam catalogar a fauna e a preservá-la, através da mitigação de seus efeitos negativos.

  • Flora

A eficiente gestão ambiental nas empresas de mineração assegura que a modificação na flora seja reduzida ou compensada de alguma forma, ao rigor da legislação.

Com a modificação humana do território, espécies da vegetação são destruídas, causando diminuição de alimentos para a fauna. Por isso, a necessidade de uma catalogação dos recursos ambientais na zona explorada, a qual permite que medidas planejadas sejam tomadas, como a reabilitação de áreas.

  • Solos

Assim como os problemas ambientais causados pela mineração na flora, o reflexo é obviamente sentido no solo, já que a exploração, propriamente dita, e o depósito de rejeitos acontece nele.

Contaminação do solo por agentes químicos e resíduos gerados, processo de erosão, vibração, limitação do uso do solo para outros fins e mudanças na paisagem, são alguns dos danos ambientais oriundos na atividade minerária.

Com fiscalização e controle ambiental, é possível assegurar que o solo seja recuperado ou utilizado novas soluções ambientais para mineração atenuar suas consequências negativas.

  • Recursos Hídricos

Com a contaminação dos solos, o lençol freático, córregos, rios e lagos também podem sofrer danos originários dos empreendimentos mineradores.

Os recursos hídricos e as reservas subterrâneas de água são atingidos no beneficiamento de minérios, desde que a empresa não tenha um plano, um processo correto e fiscalização dos órgãos competentes. Muitas das vezes, os resultados disso são gravíssimos.

As mineradoras devem monitorar e analisar constantemente a qualidade da água do local, através de um laboratório de análises ambientais certificado pela ISO 14.025, a qual irá verificar se pode estar havendo derrame de óleos e graxas, metais tóxicos, assoreamento, a qual impossibilitam a vida aquática e comprometendo dados à saúde humana.

Além disso, deve tratar adequadamente e reduzir ao máximo o uso da água em seu processamento, pois, o consumo é elevadíssimo neste setor.

Os efluentes industriais e domésticos, como são chamados tecnicamente os resíduos líquidos derivados do processo e de banheiros, respectivamente, devem ser analisados também por um laboratório de análises ambientais, para que o tratamento e descarte seja feito de forma correta.

  • Poluição do Ar

Um dos elementos mais comentados dos últimos anos e importantes para a vida na Terra, a qualidade do ar também é afetada na mineração.

O monitoramento das emissões atmosféricas é de extrema importância, pois, com controle do material particulado, óxidos de enxofre, óxidos de nitrogênio e gases de efeito estufa, é possível criar metas para a redução, otimização de processos e compensação ambiental.

  • Poluição Sonora

Quando falamos em meio ambiente na mineração, não podemos deixar de citar o ruído ambiental externo provocado pela atividade diária. A poluição sonora é um inimigo invisível do meio ambiente, mas capaz de causar danos expressivos a curto e longo prazos.

O monitoramento de ruído ambiental permite que a empresa possa apresentar aos órgãos competentes o nível de som produzidos pela sua atuação e comprovar que se encontra dentro dos limites de decibéis permitidos por lei.

É necessário ressaltar que, assim como acontece nas análises de água, efluentes e solos, a avaliação de ruído ambiental externo deve ser realizada por um parceiro credenciado ISO e com equipamentos calibrados, conforme RBC (Rede Brasileira de Calibração).

  • Descarte de Resíduos

O beneficiamento de minérios gera altas quantidades de resíduos tóxicos, e que em alguns casos são depositados no próprio solo.

O tratamento adequado impossibilita exatamente o que descrevemos anteriormente: contaminação de solos, recursos hídricos, fauna e flora local.

  • Educação Ambiental

Durante todo ano, as empresas mineradoras podem e devem criar programas de educação ambiental para funcionários, familiares e comunidade local.

Na SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes, por exemplo, atividades ligadas a temas de responsabilidade ambiental, consumo sustentável, reciclagem, fauna, flora, mudanças climáticas e ecoturismo são excelentes temas a serem abordados.

Outro tipo de ação bastante efetiva são brindes ecológicos, fornecidos aos colaboradores, familiares, clientes e parceiros, que chamam atenção de forma prática a intenção da empresa na preocupação socioambiental.

  • Impactos Sociais

A mineração traz reflexos positivos à comunidade local, com geração de empregos, aumento da renda, crescente arrecadação de impostos e, consequente, melhoria na qualidade de vida na região.

Mas, é preciso que toda sociedade cobre, juntamente com os órgãos ambientais, ações e uso de tecnologias sustentáveis nas mineradoras, para que situações do passado não voltem a acontecer e a nossa economia cresça e se torne cada vez mais competitiva.

A Terra Consultoria e Análises Ambientais possui uma equipe de especialistas em consultoria ambiental para mineração e um laboratório de análises ambientais certificado para realizar o monitoramento de águas, efluentes, ruído ambiental, ar climatizado, entre outros. Entre em contato.



Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Terra www.terraanalises.com Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×