R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Vantagens de morar próximo à natureza

Gostou? compartilhe!

Vantagens de morar próximo à natureza

Com a correria do dia a dia, o uso sem moderação da tecnologia, a falta de alimentação saudável e sedentarismo, é cada vez maior o número de pessoas com sinais de estresse ou até mesmo doenças mais graves como a depressão.

Um estudo divulgado recentemente por cientistas coreanos mostrou que o esgotamento crônico causa a morte de células-tronco ligadas à formação de neurônios. E este, é um assunto de extrema importância, pois, em algum momento da vida este problema acaba afetando todas as pessoas. Uma vez ciente disso, devemos nos preparar para reduzirmos a chance de evoluir para algo mais grave, utilizando menos as redes sociais, dando preferência para alimentos naturais e praticando exercício físico.

Mas, há mais uma opção que pode contribuir para uma vida mais plena e saudável: viver perto da natureza.

Em um outro estudo também divulgado recentemente, feito no Reino Unido pela Universidade de Warwich com 25.518 participantes, baseado nas respostas da Pesquisa Anual da População (APS), os pesquisadores conseguiram relacionar os níveis de bem-estar com os 20 mil espaços verdes de Londres.

Nesta pesquisa, foi percebido que morar perto do verde, faz as pessoas terem maior felicidade, senso de valor e satisfação com a vida. O espaço natural numa distância de até 300 metros teve maior influência na saúde mental. O aumento de um hectare (respeitando os 300 metros) aumentou em 8% a satisfação com a vida, 7% o senso de valor e 5% em felicidade, ou seja, a qualidade de vida aumenta significativamente só pelo fato de ter contato diariamente o meio ambiente.

Muito além do impacto positivo que a natureza proporciona na saúde mental, há uma série de outros privilégios que apenas quem vive nestes lugares têm:

  • Temperatura mais amena

As árvores têm o poder de manter a temperatura do ambiente e a ventilação mais agradável, devido a sua função de transformação do gás carbônico em oxigênio, bem como manter a umidade da região e bloquear boa parte da luz solar no solo.

A baixa quantidade de concreto e asfalto também auxilia para a manutenção de uma temperatura ideal.

  • Ar mais puro

A fotossíntese das plantas e árvores permite que o ar seja mais puro, transformando o ar poluído em um totalmente renovado. Com isso, o corpo fica menos cansado durante as atividades físicas e do dia a dia e os pulmões mais saudáveis.

  • Possibilidade de se exercitar junto à natureza

Todo exercício físico faz bem para o corpo, mente e coração. E, fazer exercícios físicos em contato com o meio ambiente possibilita melhores rendimentos e mais concentração. Caminhada, corrida, bicicleta e natação são ótimas opções.

  • Alimentação mais saudável

Com um espaço mais amplo ao redor da casa e solo natural, podem-se ser plantadas verduras, legumes e frutas totalmente orgânicas sem o uso de agrotóxicos.

  • Lazer e convívio social

Morar em áreas verdes, faz com que o uso de tecnologia seja abrandado e o convívio pessoal entre a família e amigos seja melhor apreciado. Dependendo do local, há diversas atividades a serem realizadas como a ida em cachoeiras, rios, montanhas e trilhas.

  • Meditação e descanso

A calmaria da natureza é perfeita para o descanso da mente. O simples fato de poucos minutos diários é capaz de reduzir os índices de cortisol, que é chamada popularmente com “pílula da natureza”.

  • Diminuição da poluição sonora e visual

Como são lugares mais afastados ou fechados, a natureza se encarregada de diminuir significativamente o ruído do som da cidade grande como trânsito, fábricas e construções. A luz artificial de carros e postes são reduzidos quase que na sua totalidade.

Atualmente, há diversas opções de morar na natureza e as imobiliárias e empreendedores estão enxergando esta tendência e criando alternativas até mesmo dentro de grandes cidades, como condomínios sustentáveis, residenciais verdes e chácaras, tanto em zonas urbanas quanto em zonas rurais. Faça uma busca no Google sobre lugares para morar perto da natureza na sua cidade e avalie.

Os benefícios de viver na natureza são enormes e vale a pena ser avaliado no momento de comprar a casa própria ou se mudar para morar perto do verde. Cabe a pessoa avaliar a possibilidade e necessidade, porém, quem decide por este estilo de vida tem suas vantagens frente a quem mora em locais urbanizados e menos arborizados.

Mesmo que opte por não morar em locais naturais, ter contato frequente e cuidar do meio ambiente tem os seus ganhos. Você pode, por exemplo, praticar exercícios físicos, passar o fim de semana em casas alugadas ou pousadas, ou passear com o intuito de se conectar com o meio ambiente.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como a Terra Consultoria e Análises Ambientais pode te ajudar a contribuir com o meio ambiente? Sugerimos a leitura dos artigos abaixo:

>Economize e mude o mundo através da construção ecológica

>Tudo sobre Energia Solar: o que é, como funciona e quanto custa

>Como regularizar um imóvel rural

Por Rangel Gomes

Imagem: Villa Do Lago/Itaúna-MG



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra