R. Idalina Dornas, 80 - Universitário, - Itaúna-MG 37 98401-2935 37 3242-2314 Laboratório: 37 3242-1146 37 3241-1146 Consultoria/Engenharia:

Órgãos ambientais em MG passam a aceitar laudos apenas de laboratórios homologados em 2020

Gostou? compartilhe!

Órgãos ambientais em MG passam a aceitar laudos apenas de laboratórios homologados em 2020

A partir deste mês, empresas e pessoas físicas devem contratar apenas laboratório de análises ambientais homologados pela Rede Metrológica (RMMG, no caso de nosso estado), outra rede metrológica que seja participante do Fórum de Redes Estaduais (se a empresa do mesmo for de outro estado e pretende prestar serviços em Minas Gerais) ou pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

O prazo foi estabelecido pelo COPAM – Conselho Estadual de Política Ambiental, através da Deliberação Normativa 216, de 2017 e visa trazer mais credibilidade e padronização dos resultados dos laboratórios de monitoramento ambiental.

Ao contratar o laboratório ambiental, o responsável deve se atentar ao número da Certificação bem como a validade da respectiva homologação ou acreditação.  

Em caso de dúvida, a contratante deverá solicitar ao Laboratório ou empresa homologada a comprovação de regularidade conforme a norma.

 

Como funciona o processo de homologação de um laboratório de análises ambientais?

Ao montar um laboratório de análises ambientais, o mesmo deve possuir equipamentos e instrumentos específicos e calibrados, seguindo os métodos na ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

A homologação dos laboratórios de água, efluentes, solos, ar, ruído e atmosféricos, por exemplo, acontece a cada dois anos e cada parâmetro é verificado pela rede metrológica ou INMETRO a fim de garantir que os processos realizados garantem os resultados dentro dos padrões da norma.

Toda cadeia é auditada: a elaboração das propostas comerciais, os equipamentos, amostragem, as análises propriamente ditas, a emissão de laudos (resultados), além de outros documentos administrativos.

O investimento e tempo despendido para homologação, os equipamentos, os instrumentos e treinamentos é alto e é exatamente isto que garante para os contratantes, laudos elaborados de forma totalmente dentro da legislação, com confiabilidade e total segurança.

Por que contratar o Laboratório de Análises Ambientais Terra?

Nosso escopo atual do laboratório possui 88 parâmetros físico-químicos e microbiológicos para realizar suas análises ambientais em MG.

Alguns dados interessantes da Terra Consultoria, Projetos e Análises Ambientais:

  • Nos últimos 12 meses, realizamos 73 mil análises ambientais em nosso laboratório.
  • Foram emitidas no ano anterior, uma média de 900 laudos eletrônicos por mês com certificação digital.
  • Atendemos em média 300 clientes ativos mensais. Alguns deles, você pode conferir aqui.
  • Nossa abrangência ultrapassou 70 cidades em 4 estados.
  • Geramos a nossa própria energia através da luz solar. São em média 000 Kw/mês gerados.
  • Em 2020, faremos 13 anos de muito trabalho em prol do meio ambiente e de toda sociedade.

Garanta que seus laudos de análises ambientais estejam de acordo com a norma. Faça o monitoramento de seu empreendimento com um laboratório certificado. Toda nossa equipe técnica está à disposição para atender todas suas demandas de análises físico-químicas e microbiológicas em MG.

Fique ligado (a). Este ano traremos novidades e muitos artigos em nosso blog ambiental.

Leia mais:

>Como funciona um laboratório de análises ambientais

>Entenda as etapas da análise de amostras ambientais: amostragem, coleta, conservação e processamento de amostras

>Por que fazer análise de água em laboratório certificado?

>RMMG renova o reconhecimento de competência da Terra

Por Rangel Gomes



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Terra Whatsapp Terra